Avançar para o conteúdo

Sobre

DATA DA FUNDAÇÃO

Manuel Inácio Pestana, Bibliotecário da Fundação da Casa de Bragança defendia o ano de 1500, Francisco Sanches Marcos ex-Capelão e autor do trabalho “História da Misericórdia de Alandroal/1982” assinalou o de 1505.

Recorrendo aos fundamentos de Manuel Pestana: “não seria de estranhar que, precisamente por essa altura, logo depois da fundação das primeiras misericórdias, por aqui tivesse passado o escudeiro de D. Manuel I, de seu nome Álvaro da Guarda, mensageiro real, encarregado de em cada cidade, vila ou lugar visitado promover a criação daquelas beneméritas instituições de caridade e solidariedade e, «para de acordo com os juízes, oficiais, fidalgos, cavaleiros, escudeiros e povo, instituir em cada uma dessas localidades a Confraria da Virgem Maria da Misericórdia e com o Compromisso que regia a de Lisboa» (Eurico Gama, “A Santa Casa da Misericórdia de Elvas”, Elvas, 1954). “Quanto ao mês” opinava o referido bibliotecário que teria sido mais para o fim do ano…no mês de Novembro, o «MÊS DAS ALMAS» conforme com o Calendário Litúrgico adiantando, contudo, não estar seguro da sua opinião. Todavia, não sendo relevante??? o interesse pelo mês, recordemos que no ano de 2000 – no mês de Novembro – foram celebrados os 500 anos de existência da Instituição, assim se tendo aceite a data de 1500 como mais fidedigna.

Recuando ao termo do século XV, período correspondente à fundação das primeiras Santas Casas, constata-se que estas se constituíram sem a existência de “Compromisso” (Estatutos), vindo mais tarde a elaborá-los (por cópia do da Lisboa, primeira a usar tal instrumento regulador) e a submetê-los a aprovação Régia, como sucedeu com a de Alandroal (1889), concluindo-se que desenvolviam actividade social antes de regularmente constituídas.

Em ulteriores consultas a documentada fonte obtivemos informação divergente quanto às datas de 1500/1505 porquanto, citamos: “que a Misericórdia de Lisboa, a primeira, foi fundada a 15 de Agosto de 1498” e que “no ano seguinte (1499) nascem as misericórdias de duas importantes cidades do reino: Porto e Évora; mas também as de Montemor-o-Novo, Albufeira, Barcelos, Póvoa do Varzim, Proença-a-Velha, Lousã, Portalegre, Mação, ALANDROAL, Alhos Vedros e Ponta Delgada”.

Pelo que antes se sublinha pode afirmar-se que a fundação da Santa Casa da Misericórdia de Alandroal ocorreu no ano de 1499.

António Fontes Coelho

Vice-Provedor